-
Arquitetos: Floret Arquitectura
- Área: 650 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um prédio de habitação coletiva inserido num lote regular em pleno Centro do Porto, no Passeio de São Lázaro. O prédio possui duas frentes, sendo uma orientada para o Passeio de São Lázaro e outra para o interior do quarteirão. Tem ainda um peque- no logradouro que ficou afeto a uma das frações. O projeto propôs a demolição do interior, já muito alterado, de forma a reconstruir o prédio, reabilitando a fachada existente e am- pliando-a em dois pisos para colmatar empena existente com o prédio contíguo.
O programa proposto prevê 1 espaço comercial (piso do rés-do-chão) e 7 fogos – 6 T0 e 1 T1. Com a manutenção da fachada do Passeio de São Lázaro, a ampliação proposta nes- ta fachada define através das dimensões dos vãos e da sua repetição um desenho uni- forme e simples de forma a integrar harmoniosamente com a envolvente e com a pré- existência.
Os edifícios não possuem um alinhamento tardoz regular que nos possamos orientar. Por esse motivo utilizamos como referências as fachadas laterais, variando os alinhamentos conforme os pisos. O alçado tardoz é o resultado desta variação de alinhamentos. Propõe-se ainda a demolição de um anexo no terreno, garantindo assim algum espaço verde para o piso 0.
Os apartamentos são desenhados com um espaço comum para a sala e cozinha, um quarto independente e uma instalação sanitária. Os apartamentos nos últimos dois pisos são duplex, onde a zona comum encontra-se no piso de entrada e a zona mais privada – quarto no piso superior.